Já se pegou clicando em um botão quase que por instinto, só para perceber que não era bem o que queria? Ou, quem sabe, gastou um tempão analisando um formulário complexo, conferindo cada detalhe antes de apertar o botão de enviar?
Esses dois modos de pensar – o rápido e intuitivo versus o lento e ponderado – são a base da Dual Process Theory, um conceito da psicologia que tem implicações importantes para o design de UX.
Os Dois Sistemas de Pensamento
A Dual Process Theory sugere que o cérebro humano opera usando dois modos de pensamento distintos. Entender esses sistemas pode transformar a maneira como designers criam interfaces e experiências digitais.
Sistema 1: Rápido, Intuitivo e Automático
Pense no Sistema 1 como aquele seu “sexto sentido”. Ele te ajuda a:
* Tomar decisões rápidas, baseadas em experiências e emoções.
* Reconhecer padrões e reagir sem muito esforço.
* Navegar por interfaces conhecidas de forma quase automática.
Por exemplo, quando você vê um ícone de notificação vermelho no seu app favorito, automaticamente sabe que tem uma mensagem. Você não precisa parar para analisar, simplesmente clica.
Sistema 2: Lento, Lógico e Deliberado
O Sistema 2, por outro lado, é aquele seu lado mais racional e analítico. É o que você usa quando:
* Preenche um formulário de imposto de renda, revisando cada campo com atenção.
* Toma uma decisão importante que exige muita reflexão.
* Entende uma interface ou fluxo de trabalho totalmente novo.
Imagine um aplicativo que pede para você definir permissões de privacidade complexas para diferentes tipos de dados. Provavelmente, você vai acionar o Sistema 2 para garantir que tudo esteja correto.
Projetando para Ambos os Sistemas
Um bom design de UX leva em conta os dois tipos de pensamento. Veja como criar experiências que atendam tanto aos usuários do Sistema 1 quanto aos do Sistema 2:
1. Simplifique as Tarefas ao Máximo
O Sistema 1 adora a facilidade. Quanto mais intuitivo for o design, menos esforço mental os usuários precisam fazer.
* Use padrões de UI familiares e botões de chamada para ação claros.
* Reduza a complexidade desnecessária.
Um bom exemplo disso é a página de busca do Google: uma barra de pesquisa e um botão. Sem distrações, sem confusão.
2. Use Recursos Visuais para Orientar os Usuários
O Sistema 1 se guia pelo reconhecimento rápido de padrões.
* Ícones, cores e tipografia ajudam os usuários a entender rapidamente o que precisam fazer.
Um ícone de lixeira, por exemplo, indica universalmente “deletar”. Assim, os usuários não precisam parar para pensar.
3. Minimize Erros com um Design Inteligente
O Sistema 1 é propenso a erros, mas interfaces bem projetadas podem ajudar a evitá-los.
* Use técnicas de prevenção de erros, como restrições, feedback em tempo real e opções de desfazer.
O Gmail te avisa se você menciona um anexo em um e-mail, mas esquece de anexar o arquivo. É o Sistema 2 salvando o Sistema 1 de uma gafe.
4. Adapte-se a Diferentes Estilos de Pensamento
Alguns usuários dependem mais do Sistema 1, enquanto outros acionam o Sistema 2 com mais frequência.
* Ofereça várias maneiras de realizar tarefas. Alguns preferem atalhos rápidos, enquanto outros apreciam explicações detalhadas.
Um botão de alternância entre “Básico” e “Avançado” em um aplicativo permite que os usuários escolham a experiência que preferem.
5. Teste, Faça Ajustes e Melhore Sempre
Usuários reais se comportam de maneiras imprevisíveis. Testar garante que seu design funcione para os dois sistemas de pensamento.
* Realize testes de usabilidade para ver se os usuários conseguem realizar tarefas de forma eficiente. Se eles estão travando, seu design pode estar exigindo demais do Sistema 2.
Se os usuários hesitam antes de clicar em um botão, pode ser que não tenham certeza do que ele faz. Um rótulo mais claro ou um posicionamento melhor pode resolver o problema.
Ao entender como a Dual Process Theory influencia a tomada de decisões, podemos criar experiências que parecem naturais, intuitivas e livres de frustrações. O Sistema 1 busca velocidade e facilidade, enquanto o Sistema 2 precisa de clareza e controle. Um bom design de UX equilibra os dois.
Da próxima vez que estiver projetando uma UI, pergunte-se:
* Os usuários conseguem navegar sem esforço, usando o Sistema 1?
* Quando precisam pensar com cuidado, o Sistema 2 tem o suporte necessário?
Acerte nesses pontos e você criará experiências que parecem perfeitas.
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Segunda: Uma frase em itálico “Via e então insira o nome do site que foi usado como referência como âncora do link de referência https://dev.to/rijultp/fast-vs-slow-thinking-designing-ux-for-both-brains-31gg com tag nofollow. Por exemplo: Via Nome do site do RSS