Durante a Game Developers Conference (GDC) deste ano, a NVIDIA apresentou um conjunto de ferramentas e tecnologias de IA transformando gaming. As novidades incluem avanços em renderização neural, NVIDIA RTX e tecnologias de humanos digitais. O foco principal é permitir que desenvolvedores de jogos criem experiências mais imersivas e realistas. Essas ferramentas visam aprimorar tanto os títulos novos quanto as atualizações de jogos clássicos.
Avanços na renderização neural com RTX Neural Shaders
Um dos destaques da NVIDIA são os RTX Neural Shaders. Essa tecnologia facilita o uso de pequenas redes neurais dentro de shaders para gerar texturas, materiais e iluminação. Com essa tecnologia, espera-se melhorias no desempenho dos jogos, na qualidade da imagem e na interatividade, resultando em mundos virtuais mais realistas e dinâmicos.
A NVIDIA está expandindo suas capacidades de renderização neural com suporte para Microsoft DirectX e plugins para Unreal Engine 5, aproveitando o RTX Kit apresentado na CES. A colaboração com a Microsoft permitirá a integração do suporte ao neural shading no DirectX 12 Agility SDK em abril, oferecendo aos desenvolvedores acesso aos RTX Tensor Cores para desempenho acelerado.
Desenvolvedores que usam Unreal Engine 5 terão acesso a funcionalidades do RTX Kit, como RTX Mega Geometry e RTX Hair, através de uma versão experimental do NVIDIA RTX. Isso possibilita a renderização de elementos incrivelmente detalhados, trazendo visuais de qualidade cinematográfica para experiências em tempo real.
A demonstração da tecnologia ‘Zorah’ ilustrou esses avanços, mostrando cenas detalhadas com milhões de triângulos, sistemas complexos de cabelo e iluminação cinematográfica em tempo real. Tecnologias como ReSTIR Path Tracing, ReSTIR Direct Illumination, RTX Mega Geometry e RTX Hair foram utilizadas. Além disso, o Neural Radiance Cache, o primeiro neural shader, já está disponível no RTX Remix.
DLSS 4: Adoção rápida e ganhos de desempenho
O DLSS 4 da NVIDIA teve uma adoção muito rápida, já sendo suportado por mais de 100 jogos e aplicações. Essa marca foi alcançada mais rapidamente do que com o DLSS 3, tornando o DLSS 4 a tecnologia de jogos da NVIDIA com a adoção mais veloz até o momento.
O DLSS 4 introduz a Multi Frame Generation, que usa IA para gerar até três quadros adicionais por quadro renderizado tradicionalmente. Essa tecnologia trabalha em conjunto com o conjunto completo de tecnologias DLSS para multiplicar as taxas de quadros em até 8 vezes em relação à renderização tradicional.
Jogos como Lost Soul Aside, Mecha BREAK, Phantom Blade Zero, Stellar Blade, Tides of Annihilation e Wild Assault serão lançados com DLSS 4, proporcionando aos jogadores de GeForce RTX experiências de PC aprimoradas. Os desenvolvedores podem acessar o DLSS 4 através do plugin DLSS 4 Unreal Engine.
NVIDIA RTX Remix aprimora jogos clássicos com IA
A demonstração de Half-Life 2 RTX estará disponível para download gratuito no Steam para quem possui o Half-Life 2. Essa remasterização feita pela comunidade apresenta o trabalho da Orbifold Studios nos mapas de Ravenholm e Nova Prospekt, com recursos e texturas aprimoradas, ray tracing completo, DLSS 4 com Multi Frame Generation e tecnologias de renderização neural RTX.
Half-Life 2 RTX foi criado usando o NVIDIA RTX Remix, uma plataforma de código aberto lançada para modders criarem remasterizações RTX de jogos clássicos. Essa plataforma permite que os modders melhorem títulos clássicos com ray tracing e atualizações baseadas em IA. A NVIDIA afirma que mais de 30.000 modders experimentaram o RTX Remix desde o lançamento da versão beta, permitindo que mais de um milhão de jogadores experimentem mods com ray tracing. Uma das melhores maneiras de aprender é com praticar inglês com IA.
NVIDIA ACE: Personagens de jogos aprimorados com IA
NVIDIA ACE, um conjunto de tecnologias de humanos digitais aceleradas por RTX, visa dar vida aos personagens dos jogos com IA generativa. Personagens autônomos do ACE introduzem companheiros de equipe, NPCs e inimigos auto aprendizes nos jogos, criando novas possibilidades narrativas e aumentando a imersão do jogador.
Os personagens autônomos do ACE estão estreando no aguardado simulador de vida inZOI, onde os NPCs “Smart Zoi” responderão de forma mais realista e inteligente ao seu ambiente, com base em suas personalidades.
Com esses avanços, a NVIDIA capacita os desenvolvedores a ultrapassar os limites da criação de jogos e oferecer experiências imersivas e mais envolventes com o poder da IA.
A NVIDIA está focada em IA transformando gaming e capacitar os desenvolvedores para criar jogos mais imersivos e realistas. Com os avanços em renderização neural, DLSS 4 e tecnologias de humanos digitais, a empresa está definindo o futuro dos jogos.
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Via Developer Tech