Configurando o Projeto para o Motor de Jogo

Vamos começar a criar um Game Engine com Rust! Este guia prático te mostrará como configurar um projeto do zero, adicionar as dependências necessárias e entender o papel de cada uma delas. Ideal para quem já tem familiaridade com os conceitos básicos de Rust e quer se aventurar no desenvolvimento de jogos.

Para começar, é importante que você já tenha o Rust e o Cargo instalados no seu computador. Navegue até a pasta onde deseja criar o projeto, abra o terminal e digite o seguinte comando:

cargo new nome_do_seu_projeto

Este comando criará uma estrutura de arquivos padrão. Agora, você precisa adicionar as dependências no arquivo Cargo.toml. Existem duas maneiras de fazer isso.

## Adicionando Dependências Manualmente no Cargo.toml

Você pode adicionar as dependências manualmente, especificando o nome e a versão de cada uma dentro de aspas duplas. Não se esqueça de salvar o arquivo após adicionar as dependências. Veja o exemplo abaixo:

[dependencies]
env_logger = "0.11.7"
gl = "0.14.0"
glam = "0.30.0"
pollster = "0.4.0"
sdl2 = "0.37.0"

Outra opção é usar o comando cargo add, que adiciona automaticamente a versão mais recente das dependências.

cargo add env_logger
cargo add gl
cargo add glam
cargo add pollster
cargo add sdl2

Observação: Se você quiser instalar as mesmas versões usadas neste guia, copie e cole o seguinte código:

cargo add env_logger --version "0.11.7"
cargo add gl --version "0.14.0"
cargo add glam --version "0.30.0"
cargo add pollster --version "0.4.0"
cargo add sdl2 --version "0.37.0"

Após adicionar as dependências, execute cargo build no terminal. Este comando irá baixar todas as dependências especificadas no arquivo Cargo.toml e criará os arquivos Cargo.lock e a pasta target.

## Entendendo as Dependências para o seu Game Engine com Rust

Agora, vamos entender o que cada uma dessas dependências faz:

* env_logger: É utilizada para logging, ou seja, registra o que está acontecendo durante a execução do código, facilitando a depuração.

* gl: Fornece a API OpenGL, permitindo que você a utilize facilmente no seu projeto. Usamos gl para renderizar shaders ou exibir gráficos 2D ou 3D na tela.

* glam: É uma biblioteca matemática para gráficos. Não se assuste, você só precisa ter um conhecimento básico sobre vetores, coordenadas e matrizes. glam é utilizada para transformar objetos ou movimentá-los.

* pollster: Evita problemas ao carregar assets. O código pode tentar carregar todos os recursos ao mesmo tempo, o que pode causar travamentos. pollster ajuda a evitar essa situação.

* sdl2: É uma biblioteca popular para criação de janelas. Ela gerencia a entrada do usuário e o áudio.

Para quem está começando, pode ser interessante conferir dicas avançadas de Excel para organizar as ideias e planejar o desenvolvimento do Game Engine com Rust.

Com essas dependências configuradas, você está pronto para começar a desenvolver seu Game Engine com Rust.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

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