Como Aumentar sua Confiança em Projetos de UX

Confiança em projetos de User Experience (UX) é crucial para o sucesso de qualquer iniciativa. Muitas vezes, equipes hesitam devido a promessas vazias e entregas insatisfatórias no passado. Este artigo explora como construir essa confiança, abordando gargalos críticos e deficiências ocultas que impactam diretamente as pessoas envolvidas. Descobrir esses pontos fracos é o primeiro passo para mostrar o valor do trabalho de UX, transformando a percepção de que UX atrapalha, para a realidade de que UX resolve problemas.

É comum que projetos de UX comecem com pouca fé em seus resultados, especialmente quando as equipes já se frustraram com promessas não cumpridas e resultados abaixo do esperado. Para mudar essa realidade, é essencial construir confiança nos projetos de UX. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é identificar e resolver os principais gargalos e deficiências que afetam as pessoas que trabalharão no projeto.

## UX Soluciona Problemas, Não os Cria

Gargalos são os pontos mais problemáticos em qualquer empresa. Quase toda equipe, unidade ou departamento tem um. Frequentemente, os funcionários conhecem esses gargalos e reclamam deles, mas raramente chegam ao conhecimento da alta administração, que está distante das operações diárias.

O gargalo pode ser o único desenvolvedor sênior da equipe, uma ferramenta antiga e defeituosa ou um fluxo confuso que gera erros constantemente. Sempre há um gargalo, e geralmente é a causa de longos tempos de espera, atrasos na entrega e cortes de custos nos lugares errados.

Pode não ser possível eliminar o gargalo, mas, para garantir um fluxo de trabalho suave, é preciso assegurar que os recursos não críticos não produzam mais do que o gargalo pode suportar. Todos os processos e iniciativas devem ser alinhados para apoiar e maximizar a eficiência do gargalo.

Antes de iniciar qualquer trabalho de UX, procure por fatores que estão retardando a organização. Demonstre que não é o trabalho de UX que interrompe o fluxo, mas sim interrupções internas que o UX pode ajudar a resolver. E, uma vez que você tenha entregado um mínimo de valor, você poderá se surpreender com a rapidez com que as pessoas vão querer ver mais do que você tem reservado para elas.

## A Importância de Visualizar o Trabalho

Reuniões, revisões, experimentação, propostas, implementação, suporte, atualizações, correções — trabalhos não planejados impedem a conclusão de outros trabalhos. Expor as causas dos trabalhos não planejados e identificar os gargalos que atrasam a entrega não é apenas o primeiro passo para melhorar os fluxos de trabalho existentes, mas também um bom ponto de partida para mostrar o valor do trabalho de UX.

Para entender melhor os pontos de atrito no dia a dia das pessoas, agende conversas individuais com a equipe e pergunte o que as está retardando. Encontre um problema que afete todos. Talvez o excesso de trabalho em andamento resulte em entregas atrasadas e baixa qualidade? Ou reuniões longas estão roubando tempo valioso?

Um detalhe frequentemente ignorado é que não podemos gerenciar o trabalho que é invisível. Por isso, é crucial visualizar o trabalho primeiro. Uma vez identificado o gargalo, podemos sugerir formas de melhorá-lo. Isso pode incluir a introdução de 20% de tempo ocioso se a carga de trabalho estiver muito alta, por exemplo, ou encurtar as reuniões para liberar tempo para outras tarefas.

### A Teoria das Restrições

A ideia de que o trabalho nunca é apenas “o trabalho” está profundamente ligada à Teoria das Restrições, descoberta pelo Dr. Eliyahu M. Goldratt. Essa teoria demonstra que qualquer melhoria feita fora do gargalo é uma ilusão.

Qualquer melhoria após o gargalo é inútil, porque ele sempre estará esperando por trabalho. E qualquer melhoria feita antes do gargalo resulta em mais trabalho acumulado no gargalo. Para entender melhor, você pode procurar por mais informações sobre análise de dados e como isso se aplica às melhorias de fluxo.

### Tempo de Espera = Ocupado ÷ Ocioso

Para melhorar o fluxo, às vezes é necessário interromper o trabalho e focar em um único projeto. Tão importante quanto controlar a liberação de trabalho é gerenciar as transferências. O tempo de espera por um determinado recurso é a porcentagem de tempo que o recurso está ocupado dividida pela porcentagem de tempo que ele está ocioso. Se um recurso é utilizado 50% do tempo, o tempo de espera é 50/50, ou 1 unidade.

Se o recurso é utilizado 90% do tempo, o tempo de espera é 90/10, ou 9 vezes maior. E se ele é utilizado 99% do tempo, é 99/1, ou seja, 99 vezes maior do que se esse recurso fosse utilizado 50% do tempo. O ponto crucial é tornar os tempos de espera visíveis para que você saiba quando seu trabalho passa dias na fila de alguém.

Os tempos exatos não importam, mas se um recurso está ocupado 99% do tempo, o tempo de espera irá explodir. Além disso, é essencial entender como a Microsoft aprimora o TypeScript, aumentando a eficiência dos desenvolvedores, pois isso pode influenciar na otimização dos processos.

### Evite a Ocupação de 100%

Nosso objetivo é maximizar o fluxo: isso significa explorar a restrição, mas criar tempos ociosos para recursos não críticos para otimizar o desempenho do sistema. Uma descoberta surpreendente para mim foi que qualquer tentativa de maximizar a utilização de todos os recursos — 100% de ocupação em todos os departamentos — pode ser, na verdade, contraproducente. Como Goldratt observou, “Uma hora perdida em um gargalo é uma hora perdida em todo o sistema. Uma hora economizada em um não gargalo não tem valor.”

### Leitura Recomendada: “The Phoenix Project”

Recomendo de coração The Phoenix Project, um livro incrível que detalha a Teoria das Restrições descrita acima. Não é um livro de design, mas um ótimo livro para designers que desejam ser mais estratégicos em seu trabalho. É uma leitura agradável e muito real sobre as dificuldades de entrega (embora em um lado mais técnico).

As pessoas não gostam de mudanças repentinas e incertezas, e o trabalho de UX muitas vezes perturba suas formas habituais de trabalhar. Não surpreendentemente, a maioria das pessoas tende a bloqueá-lo por padrão. Portanto, antes de introduzir grandes mudanças, precisamos obter o apoio delas para nossas iniciativas de UX.

Precisamos construir confiança e mostrar o valor do trabalho de UX que ele pode ter para o trabalho diário delas. Para conseguir isso, podemos trabalhar juntos, ouvindo os pontos problemáticos que elas encontram em seus fluxos de trabalho, as coisas que as retardam.

Uma vez descobertas as interrupções internas, podemos abordar esses gargalos críticos e sugerir medidas para tornar os fluxos de trabalho existentes mais eficientes. Essa é a base para ganhar a confiança delas e mostrar que o trabalho de UX não interrompe, mas está aqui para resolver problemas.

Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

Leave a Comment