Aprender algo novo pode ser muito divertido, e o Go é uma excelente escolha para quem busca uma linguagem de programação moderna e eficiente. Este artigo relata a experiência de um desenvolvedor ao iniciar seus estudos em Go, desde a instalação até os primeiros programas, mostrando como o processo pode ser simples e direto. Descubra como dar os primeiros passos nessa linguagem e **aprender Go** de forma prática e descomplicada.
O primeiro passo foi pesquisar no Google por “aprender Go“, o que levou à página oficial de introdução da linguagem. Para executar o código, o autor utilizou o WSL (Subsistema do Windows para Linux) e encontrou as instruções de instalação.
Instalação e Configuração do Go
A instalação do Go no sistema foi surpreendentemente simples. Como não havia nenhuma versão anterior instalada, não foi necessário remover nada. Bastou baixar os arquivos mais recentes do Go e extraí-los para o diretório /usr/local
.
wget https://go.dev/dl/go1.24.1.linux-amd64.tar.gz
sudo tar -C /usr/local -xzf go1.24.1.linux-amd64.tar.gz
Em seguida, foi preciso adicionar os binários do Go à variável $PATH
para que pudessem ser executados de qualquer lugar no sistema. Para verificar se o Go estava corretamente instalado, o comando go version
foi executado.
echo "export PATH=/usr/local/go/bin:\$PATH" >> ~/.bashrc
source ~/.bashrc
go version
Por fim, o arquivo baixado foi removido para manter o sistema organizado.
rm go1.24.1.linux-amd64.tar.gz
Comparado à configuração de outras linguagens, o processo foi incrivelmente simples, sem dependências complicadas ou configurações demoradas.
Primeiros Passos com Go by Example
Para começar a aprender Go, o autor optou pelo tutorial “Go by Example”, que oferece uma introdução prática à linguagem através de exemplos comentados. Caso surgissem dúvidas, a documentação oficial estaria disponível para consulta.
Go by Example é uma introdução prática ao Go utilizando programas de exemplo comentados. É um ótimo ponto de partida para qualquer projeto em Go.
Hello, World!
Todo programador que se preze precisa começar com o clássico “Hello, World!”. Veja como ele se apresenta em Go.
O primeiro passo foi executar o código diretamente e compilá-lo como um binário. Além disso, foi possível observar a primeira importação e função.
package main
import "fmt"
func main() {
fmt.Println("hello world")
}
O código importa o pacote fmt, responsável pela formatação de strings, e define a função main como ponto de entrada do programa. Para executar o programa, basta utilizar o comando go run
seguido do caminho do arquivo.
go run ./hello-world.go
Para compilar o programa, o comando run
é substituído por build
. Isso cria um novo arquivo executável que pode ser rodado sem o go run
.
go build ./hello-world.go
./hello-world
Valores
O próximo tópico abordado foi os diferentes tipos de valores. Strings podem ser concatenadas com o operador +
, inteiros e floats suportam os operadores matemáticos padrão e booleanos funcionam como esperado.
package main
import "fmt"
func main() {
fmt.Println("go" + "lang")
fmt.Println("1+1 =", 1+1)
fmt.Println("7.0/3.0 =", 7.0/3.0)
fmt.Println(true && false)
fmt.Println(true || false)
fmt.Println(!true)
}
Variáveis e Constantes
Variáveis e constantes foram abordadas em conjunto, pois, segundo o autor, são similares.
Variáveis
Para declarar uma variável, utiliza-se a palavra-chave var
. É possível declarar várias variáveis de uma só vez, embora isso possa dificultar a leitura do código. Os tipos são inferidos, mas também é possível especificar um tipo e deixar o valor em branco, o que inicializa a variável com um valor zero. Essa característica é interessante, pois permite ter uma variável “vazia” que não causa erros quando utilizada.
Além disso, existe uma sintaxe abreviada para declarar variáveis: :=
. Em vez de escrever var age int = 34
, pode-se simplesmente escrever age := 34
.
package main
import "fmt"
func main() {
var a = "initial"
fmt.Println(a)
var b, c int = 1, 2
fmt.Println(b, c)
var d = true
fmt.Println(d)
var e int
fmt.Println(e)
f := "apple"
fmt.Println(f)
}
Constantes
Constantes podem ser utilizadas em qualquer lugar onde uma variável pode, mas, ao contrário das variáveis, não podem ser reatribuídas. É uma boa prática usar constantes sempre que possível, pois elas oferecem diversas otimizações em tempo de compilação.
Além disso, o código a seguir importa um segundo pacote, o math, que oferece diversas funções matemáticas.
package main
import (
"fmt"
"math"
)
const s string = "constant"
func main() {
fmt.Println(s)
const n = 500000000
const d = 3e20 / n
fmt.Println(d)
fmt.Println(int64(d))
fmt.Println(math.Sin(n))
}
A jornada de aprendizado do Go continua, e os próximos passos prometem ser ainda mais interessantes. Explorar novas linguagens e compartilhar o conhecimento é sempre uma experiência enriquecedora.
Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Segunda: Via dev.to